Jovens da cidade terão projeto especial para prevenção de traumas

A Prefeitura de São José dos Campos lança na próxima quinta-feira (22) o Party  São José dos Campos, projeto que vai atuar na prevenção do trauma provocado por acidente de trânsito e relacionado, principalmente, ao consumo de álcool e escolhas irresponsáveis na juventude.
A solenidade será realizada na Câmara Municipal, no auditório Mário Covas, às 9h, e contará com a presença de autoridades municipais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícias Rodoviária Estadual e Federal, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência ) e Grupo de Resgate e Atendimento à Urgências (Grau).
Voltado aos estudantes que cursam os últimos anos do ensino médio, com idade prestes a obter a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), o programa propõe uma reflexão entre os jovens sobre os riscos os quais estão sujeitos no trânsito.
Durante as oficinas, os estudantes assistem às palestras proferidas por médicos, bombeiros, policiais, educadores e assistentes sociais, onde serão abordadas questões como álcool e direção, falta do cinto de segurança, uso do celular, entre outros fatores de risco presentes nas ocorrências de trânsito.
Além das palestras, os adolescentes farão visitas à área de atendimento do Hospital Municipal e à Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Em seguida, eles serão levados ao Centro de Reabilitação Lucy Montoro para conhecer de perto o processo de recuperação de uma vítima de trânsito.
Em São José dos Campos, no ano de 2016, quase 50% das vítimas graves com traumas de trânsito, encaminhadas ao Hospital Municipal tinham entre 14 e 29 anos.
O programa Party surgiu no Canadá e está no Brasil desde 2008, quando foi implantado em Ribeirão Preto (SP). A  partir daí, se expandiu para outras duas cidades paulistas, Sorocaba e Campinas, e Vitória (ES). Em 2013, tornou-se Party Brasil, vinculado à Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait).
São José é a primeira cidade do Vale do Paraíba a integrar o Party Brasil.

Confira Também

Proteção da equipe SAMU: fornecimento de Equipamento de Proteção Individual (EPI)

Os colaboradores do SAMU receberam orientação e disponibilização dos seguintes EPIs: Intervenção: Avental ou macacão …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Font Resize