Central de Regulação de Urgências SAMU 192

O SAMU é o serviço de atendimento móvel de urgência e emergência que atende pelo número 192. Ele realiza atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas.

A Central de Regulação de Urgências é uma estrutura física equipada com recursos tecnológicos e constituída por profissionais médicos, técnicos auxiliares de regulação médica (TARM) e rádio-operadores capacitados em regulação dos chamados telefônicos que demandam orientação e/ou atendimento de urgência e emergência.

  • Orientação por telefone: Quando a situação do paciente pode ser resolvida por telefone, tanto por uma orientação de encaminhamento como outras orientações.
  • Deslocamento das viaturas: De acordo com a gravidade da ocorrência, o médico envia a viatura ao local, podendo ser acionada a USB( Unidade de Suporte Básico) composta por técnico em enfermagem e condutor – socorrista, ou a USA (Unidade de Suporte Avançado) composta por médico, enfermeiro e um condutor-socorrista.

Dependendo da situação, a Central aciona o apoio das viaturas da equipe do Corpo de Bombeiros, da Auto-Pista e da Polícia Militar.

A Central de Regulação após o acionamento das unidades, acompanha o atendimento até o seu término, dando apoio a equipe quando necessário e preparando a recepção da porta de entrada dos hospitais referências para garantir o atendimento da urgência.

Após o acionamento das unidades pela regulação médica de urgências do SAMU, independente da decisão tomada, a central de regulação médica de urgência acompanhará o atendimento até seu término, apoiando as equipes quando necessário e preparando a recepção hospitalar adequada ao atendimento da urgência.

     

                      TARM iniciando atendimento                                       Médica Reguladora

     

                      Equipe da regulação                                    Funcionamento ininterrupto

Font Resize