DIA MUNDIAL DO CORAÇÃO – CPR CHALLENGE SAMU

No dia 29 de setembro foi celebrado o dia mundial do coração. Nesta ocasião o SAMU realizou com seus colaboradores uma competição de atendimento a parada cardiorrespiratória, o CPR CHALLENGE.

Esta estratégia foi desenvolvida e organizada pela gerência de enfermagem e educação continuada, com a participação dos enfermeiros, como forma de avaliar a eficácia do treinamento em suporte básico de vida realizado no primeiro semestre de 2021. O desafio é uma metodologia diferenciada para testar a eficácia do treinamento, revisar conceitos e estimular a equipe. O treinamento contou com apoio da coordenação médica e coordenação de frota.

Foram 12 duplas inscritas e o desafio aconteceu em três etapas: quiz com dez questões sobre atendimento a parada cardiorrespiratória (PCR) com classificação de 8 duplas; o “hands only” momento em que as duplas são avaliadas na realização de compressão torácica apenas e com classificação de 4 duplas; e a etapa final com a simulação realística de atendimento. Os organizadores do desafio premiaram o 1º, 2º e 3º lugar.

Metodologias ativas e simulação realística são muito utilizadas para a capacitação dos colaboradores do SAMU e visam proporcionar conhecimento em um cenário mais próximo possível da realidade vivenciada pela equipe.

Sobre consavap

Confira Também

Setembro Amarelo

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Font Resize